sábado, 2 de maio de 2009

A Fitas está na rua!


Escrito por Júlia de Sousa, in Diário de Coimbra

MASCOTE FEMININA
“O Fitas” já tem “A Fitas”


A partir de agora a Queima das Fitas tem o casal “Fitas” como embaixadores. A mascote masculina “O Fitas” foi criado na edição de 2008 da festa académica e a Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2009 (COQF 09) decidiu encontrar uma companhia feminina. A mascote feminina foi apresentada ontem em pleno Parque da Canção e contou com a presença de Rita Borges, presidente da COQF 09, Hélder Almeida, artista plástico e autor da mascote feminina, e Jorge Serrote, presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG-AAC). «Quisemos dar continuidade à mascote masculina da Queima das Fitas e achámos interessante criar a mascote feminina, de forma a termos um par de mascotes, que consideramos fazer todo o sentido para a Queima das Fitas, enquanto festa de todos os estudantes», disse Rita Borges.
“A Fitas” tem vindo a ser anunciada desde a apresentação da COQF 09 e ganha agora forma, sob a forma de estatueta, da autoria do artista plástico Hélder Almeida.
Rita Borges afirmou que o objectivo «é que as mascotes sejam identificadas com a Queima das Fitas, que as pessoas as aceitem e se identifiquem com elas».
A produção e comercialização das estatuetas vai ser da responsabilidade de Hélder Almeida, mas a presidente da COQF 09 adiantou ainda que vão ser desenvolvidos outros tipos de produtos associados às mascotes, como crachás magnéticos ou fitas para o pescoço. Para já vão ser produzidos cerca de 1000 exemplares das estatuetas, em dois tamanhos distintos.
Ainda no âmbito da apresentação da mascote feminina, Rita Borges adiantou que a COQF 09 pretende associar a imagem d’”A Fitas” às causas solidárias da festa académica enquanto «vertente que nos interessa muito e a que damos muita importância», disse. «Em relação às noites do parque, que é uma das actividades mais concorridas pelos estudantes e a de mais difícil ter acesso dado o preço do bilhete, a Comissão Organizadora decidiu oferecer o bilhete geral aos alunos bolseiros de escalão mais elevado», afirmou. O objectivo passa por possibilitar aos estudantes com dificuldades económicas frequentarem e viverem a Queima das Fitas, acedendo ao recinto todos os dias. Jorge Serrote falou também desta questão. «Sabemos que cada vez mais aumentam os casos de alunos que não têm dinheiro para poderem continuar a estudar, quanto mais para viverem a Queima das Fitas, que é o ponto alto da vida académica», observou. O líder estudantil considera que esta é uma forma de proporcionar aos estudantes a vivência da festa académica «que de outra forma não teriam». Os estudantes bolseiros abrangidos por estas condições vão poder, a partir e amanhã, levantar o seu bilhete em qualquer ponto de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário